Transporte (Metrô / Trem / Ônibus)

TRANSPORTE

TÓQUIO OU TOKYO
A cidade de Tokyo é coberta por uma densa malha de trens, metros e onibus. A maneira mais indicada por todos é a utilização de trens e metro. Onibus são mais lentos e mais caros, e os taxis são extremamente caros!!

Existem 3 empresas que operam a malha metro-ferroviária em Tokyo. JR, Toei e Tokyo Metro.

A JR é uma empresa estatal, que opera também os trem-balas. Ela possui uma linha de trem na cidade de Tokyo chamada de JR Yamanote Line, que contorna a cidade e ligam alguns dos principais centros (Shinjuku, Shibuya, Shinagawa, Shimbashi, Tokyo, Kanda, Ikebukuro). Quem possui o JR Pass pode utilizar essa linha a vontade!!

O metrô de Tokyo é operado por duas companhias:
- Toei: responsável por 4 linhas (Shinjuku, Mita, Asakusa, Oedo)
- Tokyo Metro: responsável por 8 linhas (Ginza, Marunouchi, Hibiya, Chiyoda, Hanzomon, Tozai, Namboku, Yurakucho, New Yurakucho)

Quanto custa andar de metro em Tokyo?! Essa é a grande pergunta que temos que fazer!! A tarifa é cobrada de acordo com a distância que você vai percorrer!! Você pode comprar um bilhete com tarifa mínima, e na hora de sair da estação destino, você vai até o guichê e paga a diferença de tarifa!! Pode variar entre 160 yens e 300 yens.

Bilhetes especiais:
Cartões pré-pagos: não dão nenhum desconto nas tarifas, apenas facilita a sua vida, pois evita passar sempre nos guichês para pagar a diferenaça de tarifa, bastando apenas passar o cartão na catraca de saída do metro destino.

Tokyo Free Kippu: é um day pass (passe válido por 1 dia que dá direito a utilização ilimitada) que custa 1580 yens. Com ele você pode utilizar as linhas de metro Toei e Tokyo Metro além da linha de trem JR Yamanote Line. Esse bilhete dá direito também à utilização de onibus operados pela Toei. Este passe é relativamente caro, e normalmente ele não é vantajoso em relação às tarifas normais.

Toei e Tokyo Metro One-Day Economy Pass: é um day pass (passe válido por 1 dia que dá direito a utilização ilimitada) que custa 1000 yens. Com ele você pode utilizar as linhas de metro Toei e Tokyo Metro, porém não inclui a linha de trem JR Yamanote Line. Esse passe é vantajoso pra quem pretende ver vários pontos turísticos no mesmo dia. Pode-se conhecer a cidade inteira sem a necessidade da utilização da linha de trem JR Yamanote Line.

Tokyo Metro Open Ticket: é um day pass (passe válido por 1 dia que dá direito a utilização ilimitada) que custa 710 yens. Com ele você pode utilizar somente as linhas de metro Tokyo Metro, porém não inclui a linha de trem JR Yamanote Line e as linhas de metro da Toei.

Toei One-Day Economy Pass: é um day pass (passe válido por 1 dia que dá direito a utilização ilimitada) que custa 700 yens. Com ele você pode utilizar somente as linhas de metro Toei, porém não inclui a linha de trem JR Yamanote Line e as linhas de metro da Tokyo Metro.

* A dica obtida em vários lugares é comprar o Toei e Tokyo Metro One-Day Economy Pass, por que  nós como leigos no metro de Tokyo, teremos dificuldades em identificar qual linha pertence a cada empresa e podemos "errar" a vontade sem ter que pagar a mais por isso. Claro que se você pretende fazer apenas pequenas viagens de metro, esses passes podem não ser vantajosos!!

Outra dica é que não é necessário utilizar a linha JR Yamanote Line para chegar em qualquer lugar da cidade. Mas quem chegar a Tokyo e tiver um JR Pass válido, pode andar nessa linha a vontade, principalmente pra chegada até o Hotel, que ficam próximos da estação Shinjuku.

Podemos adquirir esses passes nas máquinas nas estações de metro (vending machine).

 (clique no mapa para abrir o arquivo pdf)

NAGOYA
A maneira mais fácil de se andar em Nagoya é de metrô. As principais linhas são: Higashiyama (amarela), Meijo (rosa), Sakura-dori (vermelha) e Tsurumai (azul). As linhas Skura-dori e Higashiyama se conectam com as linhas de trens.

Existem ônibus turísticos (Toyota Techno Museum, Noritake Garden, Nagoya Castle, Tokugawa Art Museum e Sakae) que passam nos principais pontos turísticos da cidade (Meguru Loop Bus), que funcionam de terça a domingo, e passam com intervalos de 20-30mins nos finais de semana, e 60mins nos dias de semana.

Cada viagem de metrô ou ônibus custam 200 yens, mas existem também os bilhetes especiais para quem pretende andar bastante pela cidade.

Bilhetes especiais:
One Day Subway Pass: é um day pass (passe válido por 1 dia que dá direito a utilização ilimitada) que custa 740 yens, que permite somente a utilização de metros.

One Day Bus Pass: é um day pass (passe válido por 1 dia que dá direito a utilização ilimitada) que custa 600 yens, que permite somente a utilização de ônibus.
One Day Subway and Bus Pass: é um day pass (passe válido por 1 dia que dá direito a utilização ilimitada) que custa 850 yens, que permite somente a utilização de ônibus e metro.
Donichi Eco Ticket: é um day pass (passe válido por 1 dia que dá direito a utilização ilimitada), válido somente nos finais de semana, que custa 600 yens, que permite somente a utilização de ônibus e metro.

Podemos adquirir esses passes nas máquinas nas estações de metro (vending machine).


  (clique no mapa para abrir o arquivo pdf)

KYOTO
A maneira mais rádida de conhecer a cidade de Kyoto é utilizando a malha metroviária da cidade. Com as duas linhas Karasuma Line e Tozai line é possível chegar aos principais pontos turísticos da cidade. Cada viagem de metrô custa entre 210 e 340 yens.

Outra opção interessante é a utilização dos onibus, que são relativamente fáceis de serem utilizados. Os onibus são organizados através de cores, na frente são idenficados pelo número da linha, e as principais paradas são anunciadas em inglês através de avisos sonoros ou letreiros internos. Cada viagem de onibus custa 220 yens.

Bilhetes especiais:
Cartões pré-pagos (Torafika Kyo Kado): não dão nenhum desconto nas tarifas, apenas facilita a sua vida, pois você pode utilizar o metrô e os ônibus. Custam 1000 ou 3000 yens, e podem ser comprados no Kyoto Bus Information Center em frente da Kyoto Station (estação de trem de Kyoto).

Cartões pré-pagos (Surutto Kansai Miyako Card): não dão nenhum desconto nas tarifas, apenas facilita a sua vida, pois você pode utilizar o metrô e os ônibus. Custam 1000, 2000, 3000 ou 5000 yens, e podem ser comprados nos grandes hotéis, centro de informaões turísticas e Bus Information Center em frente da Kyoto Station (estação de trem de Kyoto).

Kyoto Sightseeing Card: é um passe que permite a utilização de onibus e metrôs, durante 1 ou 2 dias. O passe válido para 1 dia custa 1200 yens e para 2 dias custa 2000 yens. O passe válido para 2 dias valem para 2 dias consecutivos. Ele pode ser comprado em hotéis, centro de informações turísticas, terminais de onibus, guichês de metrô e agências de viagens.
 




NARITA AIRPORT - AEROPORTO DE NARITA
Existem 3 maneiras de se locomover entre o aeroporto de Narita e Tokyo, taxis, trens/metrôs ou ônibus.

Quem possui o JR Pass, deve validá-lo no aeroporto e utilizar a linha JR Narita Express que passa nas estações Tokyo, Shibuya e Shinjuku. Ele leva 53 minutos até a estação de Tokyo, e tem intervalos de 30mins. De Narita até a estação de Shinjuku demora 86mins e custa 2910 yens. (http://www.jreast.co.jp/e/nex/)

Outra linha de trem, mais rápida é a New Skyliner, operada por uma empresa privada chamada Keisei, que demora 36mins até a estação de Ueno ou Nipori, e custa 2400. Para ir até Shinjuku (onde a maioria ficarão hospedados) é necessário trocar de trem. (http://www.keisei.co.jp/keisei/tetudou/skyliner/us/)

A maneira mais indicada por muitos sites, é a utilização de ônibus (airport limosine bus) para quem tem malas muito grandes. Eles saem do aeroporto e te deixam em vários pontos da cidade, inclusive nos hotéis mais famosos. Custa 3000 yens, e demoram entre 85 e 145mins. (http://www.limousinebus.co.jp/en/)

Os taxis são extremamente caros, e custam no mínimo 14000 yens.